VISITAS

sábado, 30 de maio de 2015

VARICOCELE



VARICOCELE





No mesmo canal inguinal ( virilha ) pelo qual os testículos descem, existem veias que podem ficar mais calibrosas e dilatadas que o normal, sendo semelhante a cordões de varizes, que acometem essa região em específico.
São mais comuns na adolescência e no adulto jovem e mais frequente do lado esquerdo.





Sua suspeita, em geral, ocorre pelo próprio paciente que percebe um aumento de volume do testículo do lado comprometido, sendo fundamental seu diagnóstico correto e precoce porque, no longo prazo, essas varizes aumentam a temperatura dos testículos e podem gerar comprometimento da fertilidade nesses jovens.


CRIPTORQUIDIA



CRIPTORQUIDIA





Esse termo nos traz a informação de uma situação em que o(s) testículo(s) não se encontra(m) em sua posição habitual que é dentro da bolsa testicular.
Os testículos são formados dentro do abdome durante a gravidez e, por interferência hormonal descem em direção à bolsa testicular pelo canal inguinal ( virilha ).




Em algumas situações essa descida não se completa de modo que os testículos podem permanecer dentro do abdome, parar no canal inguinal ( virilha ) e não chegar à bolsa ou pode chegar à bolsa mas não se fixar de modo definitivo, às vezes retornando em direção à virilha ( testículo retrátil ).




O diagnóstico pode ser suspeito pelos pais já na primeira infância, sendo importante uma avaliação do especialista logo no início.

CISTO RENAL



CISTO RENAL





Muito frequentemente em exames de rotina, de prevenção, identifica-se a presença de cisto renal  quando se faz uma ultrassonografia ou tomografia do abdome. São achados de exame casuais.
São muito frequentes e na maioria dos casos não representam preocupação ou relação com câncer de rim, como poderíamos imaginar.




Seu aumento de tamanho e volume é muito lento, de modo que geralmente não causam dor ou qualquer outro transtorno em relação aos sintomas urinários.


O recomendável é que, em toda situação em que o diagnóstico for feito, mesmo por casualidade, seja feita uma avaliação com o especialista, fazendo-se um controle semestral ou no máximo anual, por prevenção.



ENURESE NOTURNA



ENURESE NOTURNA





A enurese noturna é a condição em que ocorrem perdas urinárias de modo involuntário predominantemente durante o período noturno ( durante o sono ).
As perdas urinárias são comuns enquanto o sistema nervoso da bexiga não está totalmente amadurecido, o que acontece com o recém-nascido e persiste naturalmente até por volta de 4 ou 5 anos. Após os 5 anos de idade é de se esperar que o controle da micção passe a ser voluntário.


 


Cerca de 15% das crianças após os 5 anos de idade perdem urina de modo involuntário, 15% terão melhora espontânea desse fenômeno, sem necessidade de qualquer tratamento e 15% desses casos tem relação com um funcionamento inadequado do intestino ( obstipação intestinal ).

Essa é uma situação que merece muita atenção por parte dos pais, de modo que não seja atribuída uma responsabilidade indevida à criança ou adolescente.






A necessidade de um seguimento médico apropriado é importante na medida em que essa é uma condição que gera um transtorno de sociabilidade para a criança e todo núcleo familiar se não for conduzida de modo equilibrado e sereno.

HEMATÚRIA



HEMATÚRIA

Por definição, hematúria é a presença de sangue na urina, sendo macroscópica quando podemos notar visualmente durante a micção e microscópica quando a presença do sangue só pode ser percebida em exame de urina de laboratório, sendo esses casos de achados ocasionais, em exames de rotina, em geral solicitados pelo clínico geral ou ginecologista.



É uma condição que deve ser avaliada por um especialista porque pode ser a primeira manifestação de alguma doença do aparelho urinário.

Dentre as doenças que podem causar hematúria podemos distinguir os cálculos urinários, infecções urinárias, tumores de bexiga, tumores de rim e tumores de próstata, daí a importância de sua investigação quando encontrada.




INFECÇÕES URINÁRIAS



INFECÇÃO URINÁRIA E CISTITES

As infecções que acometem o trato urinário – infecções urinárias – podem se limitar ao comprometimento exclusivo da bexiga ( cistites ) ou podem ser mais complicadas comprometendo também os rins ( pielonefrites ).



As cistites são mais comuns e acometem mais frequentemente as mulheres, tendo estreita relação com cálculos renais, infecções ginecológicas e com a atividade sexual.
Nos homens, os casos são menos frequentes e geralmente se relacionam com cálculos renais ou problemas de próstata.





Havendo mais de três episódios ao ano, confirmados com urocultura, esses quadros devem ser investigados a cerca da motivação dessa repetição, de modo que se faça uma avaliação detalhada de todo aparelho urinário  -  exames de urina, avaliação de funcionamento dos rins e ultrassonografia específica.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

CÂNCER DE BEXIGA



CÂNCER DE BEXIGA

Esse tipo de câncer é mais comum na faixa etária que se inicia a partir da 6ª década, sendo raro nos indivíduos mais jovens.


Os sintomas que chamam a atenção para sua suspeita são alterações urinárias como urinar com muita frequência, dores na região abaixo do umbigo ( hipogástrica ) e o sangramento urinário ( chamado de hematúria ).

Em situações frequentes não há sinais ou sintomas, sendo que o tumor é descoberto quando se realiza um exame de rotina – um check-up – meramente preventivo, com alteração encontrada no exame de ultrassom e de urina.


Daí a importância de se realizar exames periódicos preventivos do aparelho urinário.


A prevenção dessa doença é realizada por consulta com urologista e a realização de  exames de rotina além de eliminar o principal fator associado ao surgimento desse tumor, que é o tabagismo.