VISITAS

quarta-feira, 15 de abril de 2015

MEDICINA PREVENTIVA

PREVENÇÃO PARA TODOS

Sabe-se que, hoje, 70% dos gastos com a saúde são para tratar doenças crônicas que geram internações hospitalares e que poderiam ser evitadas.
Comumente as pessoas procuram um auxílio médico quando apresentam algum tipo de sintoma, de um problema qualquer que gere algum incômodo, dor ou desconforto. Nesses casos, a possibilidade de haver alguma doença já em “andamento” é maior.
Por que então, não chegarmos antes dela e, assim tomarmos alguns cuidados para prevenir essas situações pouco agradáveis ?

É esse o ponto principal. 
Prevenção !!! 

Evitar o aparecimento de qualquer doença ou identificar qualquer alteração o mais rapidamente possível, facilitando o tratamento e prevenindo toda ordem de complicações.

Podemos definir quais são as cinco principais causas de morte hoje no Brasil, sendo a 1ª causa atribuída às Doenças do Aparelho Circulatório ( Infarto Cardíaco e Acidente Vascular Cerebral, conhecido como derrame cerebral ), a 2ª causa são as neoplasias ( câncer ), a 3ª causa compreende as causas externas ( traumas – acidentes – arma de fogo – arma branca ), a 4ª causa refere-se às Doenças Respiratórias ( enfisema, asma, bronquite e pneumonias ) e a 5ª e última causa fica representada pelas doenças endócrinas e metabólicas ( obesidade, tireóide e diabetes ).

O que se recomenda é que todo indivíduo passe por uma avaliação médica periódica ou um check-up em cada etapa de sua vida

Logo que nascemos, já fazemos nosso primeiro check-up, já nos primeiros segundos de vida, através do “ teste do pezinho “, que identifica inúmeras doenças metabólicas, que poderão ser tratadas muito precocemente.

Em seguida, acontecerão as consultas regulares com o pediatra, a chamada puericultura, que nada mais é que uma forma de check-up da infância.

Também na adolescência, avalia-se a adequação de peso, pressão arterial, dosagem de colesterol se houver risco familiar, avaliação de risco de doença sexualmente transmissível, além de risco de consumo de álcool e drogas.

Na fase adulta, a cada faixa etária cabe uma rotina de cuidados, sendo que na população geriátrica existem recomendações específicas.

Do ponto de vista econômico, o estabelecimento de uma rotina de cuidados com a saúde tem grande impacto, uma vez que, o afastamento de um empregado ou funcionário por doença gera perdas irreparáveis para a empresa e para o ambiente corporativo. Daí a importância de qualquer empresa (de qualquer setor) adotar uma rotina de check-up anual em todos os seus colaboradores.

Considerando que o ponto crucial da realização de um check-up periódico (anual) é a prevenção de doenças, não podemos deixar de lado a importância da atualização de vacinação para os adultos.


Dessa forma, disponibilizo quais os exames que devem ser realizados no check-up anual de acordo com a faixa etária.

10 – 19 anos:
Consulta periódica com pediatra ou hebiatra (especialista em adolescentes). 
Acrescente a citologia oncótica para as mulheres a partir do início da atividade sexual.

20 – 34 anos:
Exames laboratoriais básicos: (Hemograma Completo, Glicemia de Jejum, Creatinina, Urina 1, Colesterol Total e suas Frações, Triglicérides, Sorologia para HIV, Hepatite B e C).

Eletrocardiograma de Repouso.
Citologia Oncótica (mulheres).

35 – 39 anos:
Exames laboratoriais básicos;
Eletrocardiograma de Repouso;
Teste Ergométrico para atletas pré competição
Ultrassonografia de Abdome (USG de Abdome)
Citologia Oncótica (mulheres)

40 – 49 anos:
Exames laboratoriais básicos;
Eletrocardiograma de Repouso;
Teste Ergométrico se houver fatores de risco para doença 
coronária (obesidade, sedentarismo, Hipertensão Arterial, Diabetes, Tabagismo e Antecedentes Familiares);
USG Abdominal;
PSA (homens);
Citologia Oncótica e Mamografia (mulheres;)

50 – 64 anos:
Exames laboratoriais básicos;
Eletrocardiograma de Repouso;
Teste Ergométrico;
USG Abdominal;
PSA (homens);
Colonoscopia (homens e mulheres);
Citologia Oncótica e Mamografia (mulheres).

65 – 69 anos:
Exames laboratoriais básicos;
Eletrocardiograma de Repouso;
Teste Ergométrico;
USG Abdominal;
USG Doppler de Carótidas (homens e mulheres);
PSA (homens);
Colonoscopia (homens e mulheres);
Citologia Oncótica e Mamografia (mulheres);
Densitometria Óssea (mulheres).

Assim, definimos a importância de se estabelecer uma rotina organizada de prevenção de modo que os benefícios sejam mais relevantes e compreendidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário