VISITAS

quarta-feira, 20 de maio de 2015

CÁLCULO URINÁRIO




CÁLCULO URINÁRIO ( PEDRA NOS RINS )

Um dos problemas mais comuns relativo ao aparelho urinário é a formação de cálculos renais, popularmente conhecido como “pedra nos rins”.
Sua frequência é elevada e acomete todas as faixas etárias, homens, mulheres e crianças.

Os cálculos podem acometer os dois rins, o ureter, que é o canal que leva a urina do rim até a bexiga e a própria bexiga.


As cólicas renais são quadros de dor intensa, que, em geral, ocorrem quando um cálculo sai do rim e inicia sua descida pelo ureter em direção à bexiga. Em geral são dores de forte intensidade que requerem medicação em ambiente hospitalar, como num pronto-socorro.

A formação dos cálculos urinários tem múltiplas causas que se entrelaçam, não havendo  motivação única. Existe a influência hereditária ( genética ), a falta de ingesta de líquidos em quantidade adequada  -  todo adulto deve ingerir de 2 a 3 litros de líquidos nas 24 horas do dia  -  além de problemas relacionados com o próprio metabolismo de cálcio e ácido úrico, próprios de cada organismo.


A prevenção sempre é a melhor alternativa, que pode ser feita através de métodos simples.
Recomenda-se fazer uma avaliação de rotina anual do aparelho urinário, através de uma consulta com um urologista, exame de ultrassonografia, exames de sangue que avaliam o funcionamento dos rins, medidas de cálcio e ácido úrico e exame de urina.

Além da consulta e da realização dos exames, nosso comportamento e hábitos são fundamentais para a prevenção, sendo que a principal atitude é o cuidado com a quantidade de líquido ingerido durante o dia  -  de 2 a 3 litros em 24 horas.

Essa situação não prevenida e não tratada de maneira adequada pode levar a quadros de dores intensas durante as cólicas, risco de infecção urinária e prejuízo ao funcionamento dos rins no longo prazo.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário