VISITAS

quinta-feira, 21 de maio de 2015



HPV  ( CONDILOMA ACUMINADO )

A infecção pelo vírus HPV ( papilovírus humano ) está entre as mais comuns dentre as doenças sexualmente transmissíveis ( DST ), acometendo homens e mulheres sem distinção.

                                         
                                     MORFOLOGIA DO VÍRUS

Nos EUA, 1 em cada 20 indivíduos são acometidos por essa infecção.
A doença se manifesta em homens e mulheres através do aparecimento de pequenas verrugas, geralmente em área genital, que tem o potencial de aumentar progressivamente de volume se não tratada. A presença da lesão verrucosa pode acarretar o surgimento de câncer de colo de útero nas mulheres e câncer de pênis nos homens, se não houver tratamento precoce e adequado.
                                                             



Basicamente a transmissão se dá, via de regra, através do contato sexual com uma pessoa que tenha a doença em atividade, ou seja, com a presença de uma verruga visível, daí a importância de se fazer o diagnóstico de toda lesão genital suspeita, de modo que se evite a cadeia de transmissões e riscos de complicações tardias.




A prevenção deve ser realizada com base no uso de preservativos, avaliação precoce quando se percebe qualquer lesão peniana suspeita e avaliação de rotina – no caso das  mulheres com o ginecologista – na prevenção do câncer de colo de útero.



Vacinação

Meninas de 9 a 11 anos devem tomar a vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV).
Além dessas meninas, mulheres vivendo com HIV de até 26 anos de idade também terão acesso à imunização. Isso porque esse grupo tem até cinco vezes mais chance de desenvolver câncer de colo do útero.
Em 90% dos casos de câncer de colo de útero, o HPV é o responsável.

Esquema:

Três doses
Para garantir a eficácia, cada menina deverá tomar três doses da vacina. A segunda, seis meses depois da primeira e a última, cinco anos após a primeira.





Nenhum comentário:

Postar um comentário