VISITAS

domingo, 3 de abril de 2016

INFLUENZA A - H1N1





A gripe H1N1, ou influenza A, é provocada pelo vírus H1N1 da influenza do tipo A.
O período de incubação varia de 3 a 5 dias e a transmissão pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas. Ela se dá pelo contato direto com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea (tosse ou espirros) e por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias que podem estar em locais e objetos compartilhados e/ou de uso coletivo.


Ø  O Vírus:
                                                                          
                                                                          



                                                          
Ø  Transmissão e Grupos de Risco:
Embora ninguém esteja imune de contrair o vírus A/H1N1, existem alguns grupos de risco que, em caso de contaminação com a gripe, podem apresentar complicações do quadro, como a pneumonia, pela fragilidade do sistema imunológico.
São eles:
·         Idosos e Crianças (principalmente as menores de 2 anos);
·         Pessoas com problemas respiratórios, como bronquite e asma;
·         Pacientes em tratamento para câncer
·         Doentes crônicos (cardíacos, diabéticos, hipertensos, pessoas com insuficiência renal, entre outros).

Ø  Sintomas:
Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes: de início repentino, tosse, coriza, cansaço e falta de apetite, dores no corpo e mal-estar geral.
Podem surgir, dores musculares, dor de cabeça, de garganta e irritação nos olhos. Ainda, requer cuidados especiais a pessoa que apresentar febre alta, acima de 38º ou 30º.

Ø  Diagnóstico:
É basicamente clínico,  através da identificação dos sintomas e confirmado por exames laboratoriais rápidos que revelam se a pessoa foi infectada por algum vírus da gripe detectando a presença do vírus H1N1.

                                                                    


Ø  Vacina:



                                                                     
A vacina é produzida por vírus inativados (vírus mortos e fracionados). Não existe, portanto, o risco de se adquirir gripe por meio da vacina.
Pode ser administrada a partir dos seis meses de idade desde que não haja contraindicação.

A proteção começa a existir aproximadamente após duas semanas (15 dias) da administração, prolongando-se por cerca de um ano.

A vacina é distribuída anualmente no Brasil por meio de campanhas contra a gripe (gratuitamente através do sistema público de saúde para alguns grupos – crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, idosos, etc… – e através da rede particular de saúde para todos os grupos – nesse caso ela é paga) . Os efeitos colaterais são insignificantes se comparados com os benefícios que pode oferecer na prevenção.


Ø  Recomendações para Prevenção:

·         Evitar contato direto com pessoas gripadas;
·         Evitar permanecer em locais fechados com grande aglomeração de pessoas;
·         Lavar frequentemente as mãos com bastante água e sabonete ou desinfetá-las com produtos à base de álcool (principalmente depois de tossir, espirrar e de usar o banheiro);
·         Utilizar álcool gel corretamente e sempre que utilizar locais públicos e objetos compartilhados. O gel deve ser friccionado até completa absorção;
·         Higienizar aparelhos celulares com álcool 70% e papel toalha. Celulares estão sempre nas mãos das pessoas e costumam ser grande fonte de transmissão;
·         Jogar fora os lenços descartáveis e máscaras usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar;
·         Ao menos 2 vez por dia, limpar as narinas com soro fisiológico. Quem já sabe e tem o hábito de assoar o nariz, deve fazer após cada lavagem. As bordas internas do nariz também podem ser higienizadas embebecidas em água morna;
·         Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal;
·         Ao tossir, cobrir a boca com o antebraço e não com a mão;
·         Reforçar o sistema imunológico comendo alimentos ricos em vitamina C e mel;
·         Consumo de bebidas quentes – as bebidas mais quentes eliminam mecanicamente os vírus que podem se encontrar depositados na garganta e em seguida depositam-nos no estômago onde não podem sobreviver, devido o pH local ser ácido, o que evita a sua proliferação;
·         Assim que surgirem sintomas que possam ser confundidos com os da infecção pelo vírus da influenza do tipo, PROCURAR ASSISTÊNCIA MÉDICA e não farmácias;
·         Participar da campanha de vacinação da gripe que ocorre anualmente;
·         NÃO USAR MEDICAMENTOS SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA.

Ø  Tratamento:
O tratamento é o mesmo indicado para pessoas que apresentam os outros tipos de gripe: repouso, ingestão de bastante água e antitérmicos para o controle da febre.

Entretanto, caso a gripe H1N1 seja identificada nas primeiras 48h, o médico poderá prescrever o uso de um medicamento específico – oseltamivir (Tamiflu),  para o tratamento dessa doença (esse medicamento só funciona ou efeitos mais acentuados, se ministrado nas primeiras 48h do aparecimento dos sintomas e só pode ser comprado com receita médica).

No caso de dúvidas, consulte sempre o seu médico ou o pediatra dos seus filhos. Em épocas de rápido aumento dos casos da doença, como agora, evite buscar atendimento em hospitais e pronto-socorros para evitar a transmissão ou a contaminação com a doença. De preferência por consultar com o seu pediatra, no consultório dele, para garantir uma maior segurança dos seus filhos e das demais crianças que tiverem contato com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário